1937 - sessão de charadismo com uma do Raul Pederneiras (que era amigo do Bembem) |
Se é difícil pesquisar no Brasil, se é difícil fazer quadrinhos no Brasil, mais difícil é manter um blogue sobre quadrinhos (brasileiros e estrangeiros) sem falara no Don Quijote, digo, no Bartolomeu "Lancelott" Martins.
Ele criou Exú em 1980:
Arte: Lancellot / Cores: Bruno Lima |
E se dedica a escacavinhar a vida dos super-herois brasileiros em seu blog (linkado acima, no nome do cara, mas aqui tá o ISSU dele - isso mesmo, ele encontra tempo pra upar pro ISSU):
Capitão 7 - entre tantos outros |
Raio Negro - entre tantos outros |
Nesta página vc encontra uma outra ramificação do trabalho dele, fanzines que ele produz e vende em número reduzido:
Dooei pra minha filha, Isabella, de 7 anos |
Dooei pro Edgard |
Já publicou dois números do "Catálogo de Heróis Brasileiros":
E ainda tem fôlego pra capitanear um projeto desse naipe (Encontros):
Pena que está em preto e branco! |
Quando sair em cores e em formato grande, será um show:
Terminando pelo começo. De volta ao Almanaque da Parnaíba, mas agora no ano de 1995, encontramos o Lancellot fazendo crônica (e boa!):
P.S.: hoje visitando a página do nosso Don Quijote vi que a Marcia Kanitz, por uma coincidências dessas que só acontecem uma vez por ano, também fez uma homenagem a ele.
P.S.2: pq será que sempre escrevo o(s) HQ(s)?
Diabos! Estes caras estão me deixando sem jeito... Pôxa FranCisco DouRado que lembrança! Muito grato por resgatar uma memória, em particular, com aquele conto de 1995... Naveguei e voltei aqueles idos da Rua Grande e do meu tempo nos anos 90, quando funcionário público... Seu texto e matéria, é uma grande homenagem que acolho de coração e admiração pessoal e por seu trabalho de pesquisador sério e dédicasdo a causa do quadrinho. Meu velho, dois grandes presentes neste dia em que nem completo anos ( eheheh!), uma foi da Marcia Kanitz e as palavras do Mestre Watson Portela e agora esta sua matéria no seu blog. Não tenho palavras... Grato, muito grato!
ResponderExcluirSão as águas de março trazendo bons presságios pros quadrinhos brasucas!
ResponderExcluirE ainda tou te devendo aquela adaptação do meu primeiro roteiro!
abraço