14 março 2018

Euclides Luis dos Santos (1908 - 2000)

Estava lendo a revista Vamos Lêr! à procura de quadrinhos e fiquei impressionado com algumas capas desse artista pernambucano:





Reparem que ele assinava "Euclídes L. Santos".
Fui pesquisar e encontrei o blogue Peregrina Cultural que nos dá mais detalhes de onde ele trabalhou e quais prêmios ele ganhou.  Também foi lá que fiquei sabendo o nome completo dele.
Tentei encontrar a data do falecimento dele, mas o máximo que consegui foi uma nota, na coluna de Francisco Bittencourt, em 1973, onde ele é citado como membro da Comissão Nacional de Belas-Artes, no jornal Tribuna da Imprensa do Rio de Janeiro.
No jornal "Carioca" de 1951 Euclides surge em uma fotografia (deve ser o da cabeceira da mesa) onde ele é homenageado por ter recebido medalha de bronze em um Salão Municipal de artes:


Ele também era caricaturista, vejam o Gandhi que Euclides L. Santos desenhou em 1948, no suplemento do jornal A Noite (iniciou em 1930 com o nome de A Noite - Supplemento, depois mudou para A Noite Ilustrada):



Mas foi no blogue Tok de História que encontrei a informação que me fez escrever esse post.
Euclides Luis dos Santos fez a primeira HQ da vida de Lampião, fato confirmado nesse trabalho de Antônio Fernando de Araújo Sá - da Universidade Federal de Sergipe.

Restava agora eu ir atrás da dita HQ, ela se chama "Vida de Lampeão" (Lampião era escrito com "e" e não com "i" como é agora).  Conta com 20 capítulos que vão da edição 475 até a edição 499 de 1938 d'A Noite Ilustrada.  São ao todo 170 quadrinhos.  As edições 479, 481, 486, 493 e 498 não apresentaram capítulo algum da saga.

Começo postando os 4 primeiros capítulos, onde retrata desde a infância dele até um certo tiroteio que durou 2 horas, passando pelo primeiro emprego de Virgulino (com o Coronel Delmiro) aos 15 anos, a volta à casa do pai e o acontecimento de um crime, a morte do pai, o surgimento do apelido Lampião, a vingança, o acidente com um galho de jurema que o deixou cego de um olho, o sequestro de um médico para que este o tratasse (logo depois o médico foi solto)...

Edição 475 de 1938

Edição 476 de 1938

Edição 477 de 1938

Edição 478 de 1938


Todas as fontes das imagens usadas são da Biblioteca Nacional do RJ e estão linkadas acima.

*editado em 20 de junho de 2018 para incluir o ano de falecimento do artista, graças ao comentário do Leonardo de Sá.

7 comentários:

Adaberto disse...

Sensacional!!!

Luigi Rocco disse...

Ótimo!!!

Anônimo disse...

Tem uma anterior de 1937 feita por um rapaz que inclusive foi morto pelo próprio Lampião e se encontra na Fundação Joaquim Nabuco. Como a própria neta do Lampião não permitia a reprodução vc tem que ir lá para ver.

Dourado disse...

saudações a todos!
alguém da Fundação Joaquim Nabuco pra confirmar a história do comentário anônimo?

Leonardo De Sá disse...

Euclides Luis dos Santos faleceu em 2000, com 92 anos, cf. na última col. em baixo: http://memoria.bn.br/DocReader/364568_19/12116

Moysés Farjun disse...

Grande artista plásico,ganhou o Premio de Viagem ao Estrangeiro em Arte Moderna nos anos 60.
Pintava para ele mesmo,sem se importar em ficar famoso ou estar dentro do mercado comercial de arte.
Um homem simples e muito talentoso.
Suas pinturas são apreciadas por muitos admiradores de sua arte,que é moderna e romântica e que nos proporcionam um grande prazer estético.
Moysés Farjun

Anônimo disse...

Acabo de conhecer a sua obra, lamento não tê-la conhecido antes, na minha interpretação ele está no mesmo patamar do Emiliano Di Cavalcante e Flávio de Carvalho, um artista maravilhoso!
Sinto falta de pessoas que conhece a estrutura do desenho e sua manifestação no plano, infelizmente as artes plásticas virou um produto, um show dos medíocres unidos e triunfantes.