20 junho 2017

Primeira Exposição Internacional de História em Quadrinhos

Não, não estou falando daquela de 19 de junho de 1951 - aberta às 20:30, numa terça-feira, em SP (na Wikipédia a data precisa de correção pois é dada como dia 18).
Mas já que tratei dela, vá lá, vamos aos detalhes com a ajuda de um jornal da Comunidade Judaica em SP - "Nossa Voz":

Nossa Voz (Semanário Israelita Brasileiro) - 7 de junho de 1951 - ed. 219
E uma pequena nota sobre a exposição:

Nossa Voz - 28 de junho de 1951
A revista Fundamentos (também de SP), em 1953, faz uma menção ao episódio, com ênfase numa tal celeuma:


Sem querer polemizar mais ainda, mas, é mesmo muito estranho uma exposição feita por brasileiros, para brasileiros e no Brasil não abrir espaço para artistas daqui.  E a escusa de Álvaro de Moya (considerando que a revista Fundamentos transcreveu corretamente) não faz sentido algum posto que à época aina estavam vivos grandes mitos dos quadrinhos brasileiros, e pra não me alongar cito apenas Alfredo Storni, Oswaldo Storni, Raul Pederneiras, Max Yantok, Francisco Acquarone, e, Calixto "K. Lixto" Cordeiro.

Como disse no início do post não falo desta 'primeira exposição' mas de uma outra (segundo o link da Wikipedia acima) realizada na Itália em 2 de novembro de 1950 (sete meses antes da brasileira), com esses caras aqui:

in Nova Isole 24 ore

Mais detalhes aqui em Guida al Fumetto Italiano.  Teve até participação (meio que indireta) duma senhora chamada Maria Montessori, conhece?

Vai um video da Primeira Exposição Internacional Italiana de História em Quadrinhos - que contou com pelo menos a presença de material dos EUA, União Soviética, e Japão:


Inté.

P.S.:  lá no link da Wikipédia fala de uma outra, mais antiga ainda, nos EUA, mas não encontrei detalhes da dita cuja...  Tb não encontrei os jornais italianos da época (as hemerotecas italianas são fraquinhas).

3 comentários:

Dedalus disse...

Não sei o que refere exactamente no seu P.S., mas sobre a exposição nos USA de 1948 é fácil encontrar na rede, faça a pesquisa: http://bfy.tw/DIpC

LDS disse...

Reparei só agora que deixei vários comentários no seu blogue com identificação defeituosa, para o meu "perfil" minimalista no Blogger em vez de apontar pelo menos para o meu próprio blogue, rectifico neste comentário... ;-)

Dourado disse...

Obrigado pela dica de busca!
Fiquei impressionado com o 'script' de programação.