22 janeiro 2019

Octavio Sgarbi - 25 de janeiro de 1914 - 05 de janeiro de 1944

Encontrei esse caricaturista e quadrinista na revista mensal Fru-Fru, do Rio de Janeiro, que vai de 1931 até 1934, com pelo menos 40 edições.
Ele assinava Octa.  Recorrendo ao amigo Luigi Rocco consegui o nome completo e datas de nascimento e falecimento em fanzine de nome "O Pica-Pau" (do ano de 1978) dando conta de uma revista também de nome "O Pica-Pau" - do ano de 1933 - onde Octa contribui, e infelizmente não consegui nenhum link.


Octa fazia muitas caricaturas, destaco aqui a de Gandhi:

Fru-Fru, ed. 35 do ano de 1934
Gostava tanto de caricaturas que fez esse ensaio sobre o tema na edição 34 (do ano de 1934) com nove páginas:






















 Bom, mas o assunto do blogue é HQ, vamos a uma da edição 39 de 1934:


E a seguir uma sequência de três HQs com o personagem Sacy, do nosso folclore - Octa foi um dos primeiros quadrinistas a levar essa temática ao formato quadrinho.  Todas são do ano de 1934, edição 40:




A revista tinha também trabalhos de Belmonte, Raul Pederneiras e Yantok, mas o que me chamou atenção foi uma HQ do britânico William Ridgewell (1881 - 1937) na edição 3 do ano de 1931:





Lembra muito a HQ de Henrique Fleiuss (do ano de 1861):



Fontes:
Biblioteca Nacional
HQ Retrô
Lambiek

4 comentários:

Paulo Sgarbi disse...

Fiquei feliz com a matéria e coloco à disposição, para pesquisa, os originais que tenho de Octa.

Dourado disse...

Opa, fico grato!

Abração!

Alice Spindula disse...

Bom dia. Sou pesquisadora da revista Vida Doméstica, que contava com Octa em sua redação. Gostaria de saber se vocês têm mais informações sobre ele ou sobre a revista. Agradeço, abraços.

Dourado disse...

oi, Alice, só agora estou voltando ao blogue, vou até postar algo hoje de SC. infelizmente não tenho informações úteis pra vc, a revista Vida Doméstica só me chamou atenção por causa das HQs q são o foco deste blogue, abraço