No excelente livro do Athos Cardoso, na página 29 ele cita uma canção que foi inspirada pelo personagem mas não diz em qual edição de O Malho. Foi no #240 do ano de 1907, trata-se mesmo de apenas uma inspiração pois na HQ o personagem se chama José Corimba e na cançoneta José da Silva Pirapora, entre outros detalhes. O músico Raul Martins também fez canção para o Chiquinho (Buster Brows), como é relatado em O Tico-Tico desse mesmo ano.
Como vocês sabem a aventura "termina" com a prisão de Zé, ainda nesta mesma edição que saiu a cançoneta é feita uma promessa aos fãs do personagem na "sessão de cartas":
Havia fã que estava pedindo até o Habeas Corpus para o personagem (#242):
Nesta mesma edição é visto que a cançoneta foi mesmo feita para os fãs de Zé Caipora:
No #248 é dito que Zé Caipora adoeceu na cadeia, por isso as aventuras tinham sido paralisadas:
No #255 reclama-se dos juizes:
No #256 é dito que quase o Zé sai do xadrez:
Ainda em 1907 (ano seguinte ao "término" da HQ), na edição 261, nos é informado que o Zé fugiu para a Europa (taí a dica pra quem quiser dar continuidade à aventura) e a revista prometeu a volta da série para breve:
Tudo isso era na sessão de cartas de O Malho. Ainda hoje não se sabe o porquê do cancelamento da HQ que gozava de sucesso junto aos leitores desde o ano de 1883.
Lembrando que até peça de teatro foi feita em homenagem ao personagem, confira aqui.
*Editado em 03 de agosto de 2020 para acrescentar todos os 75 capítulos de Zé Caipora, compilados em um álbum na fanpage desse blogue.
Um comentário:
Tenho uma revista do o Malho de 1903 e nela tem uma partitura com introdução para piano com a letra do Zé caipira por Raul Martins.
Postar um comentário