21 maio 2017

Annibal Barrozo. Conhece?

Em Pernambuco, no ano de 1887 surgiu a revista A Exposição.  Com a arte do logo feito por Antonio Vera Cruz.


E por lá a gente se depara com essa pitoresca HQ:

Ed. 9 - 30 de outubro de 1887 - A Exposição - PE
A HQ foi litografada por Libânio Amaral.  O artista criador foi A. B.  Quem seria?  Lendo História da Imprensa de Pernambuco - de Luiz do Nascimento - talvez o mais meticuloso livro sobre a imprensa escrito no Brasil, vi que A. B. só poderia ser Annibal Barrozo (o único colaborador da revista com estas iniciais, que prefiro grafar na forma antiga, anterior à Reforma Ortográfica de 1943):

Ed. de 1972
Seguindo o conselho do Lancelott, lanço a pergunta: Seria o Annibal Barrozo de "A Exposição" (PE) o mesmo de "Distracção" (RJ)?

Vejam que em Distracção ele também assinva apenas A.B.:

Ed. 50 - 1885 - Distracção RJ
 Agora vejam esta HQ publicada em "Distracção" (litografada por Theotonio de Capistrano), vejam que a exemplo da HQ de "A Exposição" ela também tem um final tragicômico proporcionado por um acidente envolvendo o 'herói':

Ed. 27 - 1885 - Distracção RJ
Inté.

*Editado em 31 de maio de 2018 pra dizer que é quase certo que o Annibal Barrozo de A Exposição é o mesmo de Distracção, a julgar pela preferẽncia em ler a mesma revista alemã, vejam que a HQ do início do post já havia sido publicada (as legendas foram criadas pelo brasileiro) em 1884 na Fliegende Blätter, não consegui identificar o autor - no penúltimo quadro há uma letra "S" ou "T".




Nenhum comentário: