17 julho 2017

Kurt Caesar (1906 - 1974). Um dos papas da Ficção Científica em Quadrinhos

Estava  eu em uma outra pesquisa quando me deparei com esse quadro:

12 de abril de 1936
Aí pensei, esses franceses são bons em HQ!  Mas o copyright é de uma editora italiana (Editrice Moderna), aí fui no Google.  Encontrei esse post do Fumetti Classici que indicava uma edição em italiano do mesmo artista, no Museo della Figurina.
Na verdade o fera em questão é mezzo-francês-mezzo-italiano segundo o Lambiek.
No Fumetti Classici há um outro post, sobre a revista francesa (essa da imagem lá de cima) que publicava o artista mais italiano que frances.  E foi nesse post que me dei conta de uma outra HQ, essa pelo jeito francesa mesmo:  Futuropolis - que parece muito boa e até pode vir a ser uma das primeiras a usar um personagem robô gigante e tripulado!

Bom, e quanto à revista francesa do início do post?  Taqui o link, man:  L'Aventureux - são cerca de dezoito números, ainda não tive tempo de ler.

Um comentário:

Quiof disse...

Falei de Futuropolis no blog, fazendo um paralelo com A Máquina do Tempo e Metrópolis, acho que não é bem um robô gigante, mas sim um tipo de ornamento, não achei muito coisa, as páginas são escassas, gosto do Cool French World
http://quadripop.blogspot.com/2017/04/futuropolis.html
Além dele, falei de Saturno contro la Terra, que mostra um antecessor da Estrela da Morte, calcado em Flash Gordon
http://quadripop.blogspot.com/2017/01/saturno-contro-la-terra.html

E Les Pionniers de l'Espérance, também com o plot inspirado em Flash Gordon
http://quadripop.blogspot.com/2017/03/les-pionniers-de-lesperance.html

No Comic Book Plus, postaram uma tradução em espanhol do Allagalla, robô italiano, foi inspirado num arco do Brick Bradford dos anos 40
http://comicbookplus.com/?dlid=69205