02 agosto 2020

As promessas de continuação do Zé Caipora

No excelente livro do Athos Cardoso, na página 29 ele cita uma canção que foi inspirada pelo personagem mas não diz em qual edição de O Malho. Foi no #240 do ano de 1907, trata-se mesmo de apenas uma inspiração pois na HQ o personagem se chama José Corimba e na cançoneta José da Silva Pirapora, entre outros detalhes. O músico Raul Martins também fez canção para o Chiquinho (Buster Brows), como é relatado em O Tico-Tico desse mesmo ano.


 Como vocês sabem a aventura "termina" com a prisão de Zé, ainda nesta mesma edição que saiu a cançoneta é feita uma promessa aos fãs do personagem na "sessão de cartas":


Havia fã que estava pedindo até o Habeas Corpus para o personagem (#242):


Nesta mesma edição é visto que a cançoneta foi mesmo feita para os fãs de Zé Caipora:



No #248 é dito que Zé Caipora adoeceu na cadeia, por isso as aventuras tinham sido paralisadas:



No #255 reclama-se dos juizes:



No #256 é dito que quase o Zé sai do xadrez:



Ainda em 1907 (ano seguinte ao "término" da HQ), na edição 261, nos é informado que o Zé fugiu para a Europa (taí a dica pra quem quiser dar continuidade à aventura) e a revista prometeu a volta da série para breve:


Tudo isso era na sessão de cartas de O Malho. Ainda hoje não se sabe o porquê do cancelamento da HQ que gozava de sucesso junto aos leitores desde o ano de 1883.

Lembrando que até peça de teatro foi feita em homenagem ao personagem, confira aqui.

*Editado em 03 de agosto de 2020 para acrescentar todos os 75 capítulos de Zé Caipora, compilados em um álbum na fanpage desse blogue.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho uma revista do o Malho de 1903 e nela tem uma partitura com introdução para piano com a letra do Zé caipira por Raul Martins.