Ed. 74 |
Ed. 75 |
Ed. 77 |
Ela ficou sem continuação, nem ia publicar por aqui, mas...
Ao visitar o blog do Rod, de vez em quando apareço por lá, me deparei com esta única folha desta HQ portuguesa, de agosto de 1850, na Revista Popular - portanto, 19 anos antes desta cópia do Agostini.
Esta HQ é tão relevante pra Portugal que o pessoal vai até fazer um museu por lá.
Fui no Lambiek/Comicpledia pra conferir dados do cara.
Fui também ao Bedêzine pra perguntar onde poderia encontrar a tal HQ portuguesa completa, e nada de resposta. (bom, hoje vi que ele me respondem em 22 de março de 2017 dizendo que eu encontraria na Hemeroteca de Lisboa, mas lá na Hemeroteca de Lisboa no ano de 1850 nada da Revista Popular - parêntese acrescentado em 6 de maio de 2018)
Aí fui pros buscadores, e encontrei este excelente artigo. O negócio era um plágio do plágio. Confirmei aqui e aqui. Esses dois últimos artigos me davam a data da publicação original (entre 9 de janeiro de 1850 e 12 de fevereiro de 1850 - uns seis meses antes da cópia portuguesa).
Na wiki encontrei mais informações do jornal francês, L’Illustration. Journal universel.
E então encontrei, graças ao Senhor, toda a HQ por meandros e acasos (método bruto - acerto-erro), este fabuloso reposítório das Universidades de Indiana e Illinois, mais precisamente aqui, no ano de 1850, (desenhada por Stop - ou Louis Pierre Gabriel Bernard Morel-Retz
A capa do numero onde saiu a primeira prancha:
*editado em 01/05/2017 acrescentando o nome de Stop.
*editado em 30/abril/2018 para acresentar um link que estava quebrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário