01 março 2017

Parnaíba e os HQs - paixão antiga!

Não é de hoje que a cidade que me nasceu tem ligação com quadrinhos:

1937 - sessão de charadismo com uma do Raul Pederneiras (que era amigo do Bembem)
O Bembem (Benedicto dos Santos Lima) era o quitandeiro mais intelectual que se tem notícia.  Ele fundou o Almanack da Parnahyba (nos primeiros anos era essa a grafia) em 1924 - com publicação anual ininterrupta até, se não me falha a memória, 1981 ou 1983, com ressurgimento em 1994.  Talvez o mais longevo almanaque do Brasil.  Hoje em hibernação.

Se é difícil pesquisar no Brasil, se é difícil fazer quadrinhos no Brasil, mais difícil é manter um blogue sobre quadrinhos (brasileiros e estrangeiros) sem falara no Don Quijote, digo, no Bartolomeu "Lancelott" Martins.

Ele criou Exú em 1980:




Arte:  Lancellot / Cores:  Bruno Lima

 E se dedica a escacavinhar a vida dos super-herois brasileiros em seu blog (linkado acima, no nome do cara, mas aqui tá o ISSU dele - isso mesmo, ele encontra tempo pra upar pro ISSU):

Capitão 7 - entre tantos outros

Raio Negro - entre tantos outros

 Nesta página vc encontra uma outra ramificação do trabalho dele, fanzines que ele produz e vende em número reduzido:





Dooei pra minha filha, Isabella, de 7 anos

Dooei pro Edgard

 Já publicou dois números do "Catálogo de Heróis Brasileiros":



 E ainda tem fôlego pra capitanear um projeto desse naipe (Encontros):

Pena que está em preto e branco!

Quando sair em cores e em formato grande, será um show:




Terminando pelo começo.  De volta ao Almanaque da Parnaíba, mas agora no ano de 1995, encontramos o Lancellot fazendo crônica (e boa!):




P.S.:  hoje visitando a página do nosso Don Quijote vi que a Marcia Kanitz, por uma coincidências dessas que só acontecem uma vez por ano, também fez uma homenagem a ele.

P.S.2:  pq será que sempre escrevo o(s) HQ(s)?

2 comentários:

Lancelot disse...

Diabos! Estes caras estão me deixando sem jeito... Pôxa FranCisco DouRado que lembrança! Muito grato por resgatar uma memória, em particular, com aquele conto de 1995... Naveguei e voltei aqueles idos da Rua Grande e do meu tempo nos anos 90, quando funcionário público... Seu texto e matéria, é uma grande homenagem que acolho de coração e admiração pessoal e por seu trabalho de pesquisador sério e dédicasdo a causa do quadrinho. Meu velho, dois grandes presentes neste dia em que nem completo anos ( eheheh!), uma foi da Marcia Kanitz e as palavras do Mestre Watson Portela e agora esta sua matéria no seu blog. Não tenho palavras... Grato, muito grato!

Dourado disse...

São as águas de março trazendo bons presságios pros quadrinhos brasucas!

E ainda tou te devendo aquela adaptação do meu primeiro roteiro!

abraço