07 dezembro 2019

Pequena Cronologia da HQ - parte 12

Segue a série...

1682

Já havia postado sobre essa espetacular HQ em 2017 mas como estou elecando algumas HQs históricas ao longo dos anos...
A maioria dos pesquisadores creditam a obra ao artista Francis Barlow (1624 - 1704 UK) e a maioria dos pesquisadores colocam o ano de 1682 como a data da publicação.
O tema da HQ foi uma Conspiração Papista que causou uma histeria anti-católica à época.  Foi uma fake news criada por Titus Oates - com seriíssimas consequências.  A fake news dizia que Jesuítas tramavam assassinar o rei Charles II.
A trama se transformou até (como bem disse Rogério de Campos em "Imageria") em um jogo de baralho que você confere aqui e aqui.
Walter Scott usou o tema como pano de fundo de um dos seus livros - Old Mortality, publicado em 1816 e depois compilado em 1823 - detalhes aqui, aqui, aqui e aqui.

São duas pranchas, vamos à elas:

Fonte:  The Huntington
Fonte:  The Huntington
No sétimo quadro da primeira parte os sacerdotes seguram um documento onde se lê "...Indeture Tripartite...24 day of Aprill 1678"
Encontrei essa referência mas diz 22 de maio e não 24 de abril - no livro "Cases Argued and Adjudged in the High Court of Chancery..."  volume 2.



Reparem no exemplo (ainda na prancha 1) abaixo que o Ponto de Interrogação ainda era uma novidade (?), não estava presente em todas as impressões periódicas:




E (na segunda prancha) o Ponto de Exclamação também era uma novidade (?!), conforme esta notada ausência:


Nenhum comentário: